O Linfedema é um inchaço de uma parte do corpo, mais comum nas extremidades, devido a uma acumulação do fluido linfático no tecido intersticial.
As artérias transportam o sangue para nutrir as células e os tecidos. Após a troca de nutrientes, o sangue pobre em oxigênio retorna pelas veias. Líquidos e substâncias que as veias não retiram dos tecidos formam a Linfa composta por água, proteínas, gorduras e germes. Então as substâncias são levadas pelos vasos linfáticos aos gânglios, onde realiza a filtração e limpeza, daí são devolvidas à circulação novamente. No entanto, nem sempre essa "limpeza" funciona de forma tão eficiente, ocorrendo uma sobrecarga do sistema linfático que não consegue retirar essas substâncias de certas partes do corpo, propiciando o aparecimento do linfedema. (edema dos vasos linfáticos).
O Linfedema pode resultar de uma cirurgia, como é o caso do câncer , remoção de gânglios axilares, tratamentos à base de radiações, quimioterapia e como é óbvio em todos os casos onde houve uma interrupção do sistema linfático.
Pode desenvolver-se logo após a cirurgia, semanas, meses ou até anos mais tarde. Nestas situações a Drenagem Linfática Manual é altamente eficaz porque não só ajuda a reduzir o fluido linfático acumulado no membro afetado, como também encontra percursos colaterais que ajudam a drenar e a reduzir o edema, o que não acontece com outras técnicas de massagem que, devem ser evitadas por se correr o risco de fechar temporariamente os vasos linfáticos na área afetada.
Veja este vídeo realizado pelo CREFITO/SP com a Dra Ângela Marx explica com detalhes a formação do linfedema:
http://youtu.be/j0MeB6vV_7M
Sistema linfático e linfonodos |