Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Compressão meias/luvas/braçadeiras

O uso de braçadeiras, luvas e meias auxiliam na diminuição do linfedema. Algumas empresas divulgam a informação de que trata-se de uma ferramenta de tratamento e prevenção.
Acredito que o tecido de baixa elasticidade apenas complementa o tratamento realizado através de diversas técnicas que podem ser utilizadas pelos profissionais com a especialização de Oncologia.
Uma das vantagens da compressão por este meio é a facilidade de colocação pelo próprio paciente. O enfaixamento compressivo pode ser mais difícil de ser realizado dependendo da área afetada.
Existem no mercado algumas empresas que comercializam a braçadeira e meias com pressões que variam de leve, média e grande. Para saber qual é indicada para o seu caso sempre procure a orientação de um profissional da saúde.

A procura de um material que se adapte a nossa realidade é de fundamental importância para o uso adequado nesses pacientes, uma vez que nosso clima é tropical e cujo poder econômico da população é baixo. Foi necessário encontrar novas alternativas de baixo custo, adaptadas ao clima do país e com função de exercer uma pressão ideal enquanto movimento favorecendo a drenagem de fluídos e manter a redução do membro. Foi criada uma meia de tecido não elástico, denominado no Brasil de “gorgurão” cuja composição do fio é de algodão e preenche os requisitos de baixa elasticidade, o que possibilitou adaptar um modelo de meia com fechamento, que permite o controle da pressão a ser exercida. 
A utilização desse tipo de tecido também facilita a confecção para diversas áreas do corpo e são feitas individualmente, sob-medida atendendo as necessidades de cada paciente.









Um comentário: