Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Câncer de Pulmão

Uma das grandes dificuldades do câncer de pulmão é a característica de somente apresentar sintomas ou sinais quando já está em fase mais avançada. Por este motivo, a grande maioria dos casos é descoberta tardiamente, somente menos de 20% dos casos são diagnosticados em fases iniciais.
Não existem sintomas específicos de câncer pulmonar e as manifestações se confundem com as de outras doenças respiratórias, a maioria delas também relacionadas ao consumo de tabaco, tais como o enfisema pulmonar, bronquite e pneumonias. As manifestações observadas com maior frequência são: tosse, falta de ar, chiado, presença de sangue no catarro e dor no peito. Diminuição do apetite e perda rápida de peso também são sinais que devem chamar a atenção para a possibilidade de câncer. Qualquer uma destas manifestações observadas em fumantes, tanto em homens quanto em mulheres, devem servir como um alerta para procurar orientação médica.
Cirurgia: Para pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas e restrito somente ao pulmão, a cirurgia representa a melhor forma de controle da doença. Cerca de 20% dos casos diagnosticados são passíveis de tratamento cirúrgico. A cirurgia consiste na remoção do tumor com uma margem de segurança, além da remoção dos linfonodos (ínguas) presentes nos espaços próximos ao pulmão comprometido pelo tumor. Três tipos fundamentais de cirurgia podem ser empregados:
- Ressecção em cunha ou segmentectomia – empregada para tumores pequenos e localizados no
  pulmão ou para pacientes sem condições clínicas de serem submetidos à cirurgia de porte maior.
- Lobectomia – ressecção do lobo pulmonar (parte anatômica do pulmão) onde se originou o tumor.
- Pneumectomia – retirada de todo o pulmão.
A forma de cirurgia mais empregada é a lobectomia. Atualmente admite-se o emprego de cirurgias menores (segmentectomia) para a ressecção de tumores pequenos, menores que 2 cm e restritos ao pulmão. 
FISIOTERAPIA
Cuidados com a ventilação mecânica e processo de desmame na UTI

Técnicas de reexpansão pulmonar

Manobras de higiene pulmonar

Ventilação Mecânica Não Invasiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário