Lesões pré-cancerosas (ou mesmo o câncer de colo de útero em seus estágios iniciais) geralmente não apresentam sintomas. Estes só aparecem nos casos mais avançados. E o aparecimento de qualquer dos sintomas a seguir deve ser comunicado ao médico:
- * Aparecimento de secreção, corrimento ou sangramento vaginal incomum
- * Sangramento leve, fora do período menstrual
- * Sangramento ou dor após a relação sexual, ducha íntima ou exame ginecológico
- Infecção por HPV: é o mais importante fator de risco. O HPV (papilomavírus humano) causam verrugas genitais (condiloma), e outros, câncer de colo de útero, os chamados HPVs de alto risco. Os HPVs são transmitidos sexualmente e o risco de infecção é maior em quem tem início precoce da vida sexual e mantém relações sexuais sem preservativo.
- A fisioterapia vai atuar no pós-operatório retornando as atividades do dia-a-dia o mais rápido possível através da melhora da função respiratória, estimulação do sistema circulatório para diminuir o edema (inchaço) nos membros inferiores,melhorar a função intestinal, promover redução da dor no local da cirurgia, além de orientações gerais em relação aos membros inferiores.
- Atua nas possíveis complicações apresentadas como dor, linfedema(inchaço) de membros inferiores, disfunções urinárias (incontinência ou perda de urina) e pélvicas, estenose vaginal e uretral, dispareunia e etc. Para isso, conta com os seguintes recursos: complexo descongestivo fisioterápico (drenagem linfática manual, enfaixamento compressivo, hidratação do membro, orientação de cuidados com a pele e meia compressiva), exercício, alongamento, relaxamento e terapia manual, massagem perineal, aparelhos específicos para o alivio de dor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário