Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tumores Cerebrais e de Medula Espinal

O diagnóstico de tumor do sistema nervoso central (SNC) começa com o desenvolvimento de sintomas, que, em geral, aparecem gradualmente e se agravam com o tempo, num quadro diferente do que ocorre com outras doenças cerebrais, como o derrame, por exemplo; entretanto, algumas vezes esses sintomas também podem aparecer de modo repentino. Caso o quadro clínico sugira a presença desse tipo de tumor, o médico deverá pedir uma bateria de exames e testes.
Tumores cerebrais e de medula espinhal causam sintomas específicos porque irritam ou comprometem áreas desses órgãos, como, por exemplo:
- um tumor cerebral pode irritar o órgão e provocar ataques epilépticos, que podem ser o primeiro sinal de um tumor;
- o tumor também pode comprometer nervos, levando à perda da função específica, que pode se traduzir como fraqueza de uma parte do corpo, perda da audição ou visão, sensações incomuns ou mesmo dormência de partes do corpo;
- comprometimento da coordenação motora e dificuldade para executar tarefas comuns;
- dificuldades para falar ou caminhar;
- alterações de personalidade ou raciocínio.

Tratamento
Tumores do sistema nervoso central (SNC) podem ser tratados com cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia; geralmente, uma combinação dos três é usada. Embora o tratamento possa prolongar a vida do paciente, a maioria dos tumores cerebrais não é curável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário