Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de julho de 2013

Câncer de Próstata



Sinais e sintomas
Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas.

É recomendável consultar um urologista se o paciente apresentar os seguintes sintomas:
- urinar pouco de cada vez;
- urinar com freqüência, especialmente durante a noite, obrigando-o a se levantar várias vezes para ir ao banheiro;
- dificuldade para urinar;
- dor ou sensação de ardor ao urinar;
- presença de sangue na urina ou sêmen;
- ejaculação dolorosa
O câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente pela combinação de um exame de sangue, que avalia os níveis de PSA e pelo exame de toque retal. Como a próstata fica logo na frente do reto, o exame permite que o médico sinta se há nódulos ou tecidos endurecidos, indicativos da existência de câncer, provavelmente em estágio inicial.
A prostatectomia radical é o mais antigo e possivelmente o mais eficaz método de tratamento do câncer de próstata. No entanto essa cirurgia causa muitas complicações entre elas, a mais aflitiva, a incontinência urinária.

Um tratamento de fisioterapia pode curar problemas de incontinência urinária até mesmo em pacientes que se submeteram à cirurgia de remoção completa da próstata. Recente estudo do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, demonstra que 96% dos pacientes que fizeram fisioterapia como tratamento pós-cirúrgico adquiriram, após 12 meses, a continência e aceleraram sua recuperação. Já aqueles que não aderiram ao tratamento, apenas 75% voltou a ter controle da urina.
Exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário